quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Audiolivro: uma interface sonora para a aprendizagem.



Livros narrados são recursos que permitem construir tempos e espaços inclusivos para sujeitos com limitações visuais. Por meio de audiolivros, sujeitos com limitações visuais podem interagir com informações para projetar ações educativas e, assim, potencializar sua transformação em conhecimento. Não é possivel esquecer que recursos e materiais de aprendizagem conquistam potencial significativo ao disponibilizar motivações, interesses, responsabilidades, atenção e a interação entre integrantes, ao garantir a percepção sensorial e a relação com estímulos exteriores.
É, portanto, fundamental que todos os sujeitos em processo educativo, em particular os que apresentam limitação visual, disponham de todos os recursos para acesso às informações e aos conhecimentos, para edificar ações que promovam a transformação da inclusão física em uma verdadeira inclusão educativa.

SANTAROSA et al.Tecnologias Digitais Acessíveis. Porto Alegre 2010.

Um comentário:

  1. Osvaldina,

    Penso, que disponibilizar qualquer tipo de recurso que promova o acesso ao conhecimento, principalmente às PNEEs, é de extrema importância. Isso respeito a diversidade humana.

    Parabéns, abraços.

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