quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Tecnologias Assistivas na Escola Inclusiva .




Jamine Emmanuelle Henning*



A luta pela inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais vem sofrendo uma evolução gradual. Escolas regulares são apontadas como receptoras de alunos, independentemente de suas necessidades especiais. Para tanto, essa escola necessita constantemente de (re)planejamentos a fim de buscar a melhor forma de conciliar suas práticas em função das especificidades que cada aluno apresenta. Com essa preocupação, esse texto, baseado em uma dissertação de mestrado, aponta as tecnologias assistivas como importante mediação, suporte e fonte de informações para esse processo. Sabe-se que ao longo da história, a tecnologia vem sendo utilizada para facilitar a vida das pessoas. Para as pessoas com deficiência, essa tecnologia vem fazendo a diferença no que diz respeito à realização das ações. Com base na luta pela defesa do direito à educação das pessoas com necessidades educacionais especiais, as tecnologias assistivas são apontadas como possibilitadoras por apresentarem um arsenal de recursos adaptativos que permitem minimizar suas limitações funcionais decorrentes da deficiência e potencializar suas capacidades. Apresentam-se, também, como uma tecnologia de sustentação para pessoas com limitações de diferentes ordens (cognitiva, física, etc.) Essa tecnologia vem sendo usada para aumentar, manter ou melhorar as habilidades das pessoas indivíduos com necessidades educacionais especiais, promovendo independência através não somente na área educacional, mas nas rotinas diárias. Aliadas a diversos recursos, essas tecnologias apresentam-se com grande influência na facilidade do manuseio. Porém, a falta de aperfeiçoamento dos professores e demais profissionais envolvidos, vem obscurecer alguns resultados positivos que essas tecnologias podem oferecer. Ter acesso ao conhecimento e à educação de qualidade é usufruir um dos aspectos da cidadania. Nesse sentido, as tecnologias assistivas são aqui apresentadas como possibilitadoras se forem aliadas a um ensino crítico e a uma formação continuada dos profissionais envolvidos.

Disponível em:
http://www.blogger.com/postcreate.g?blogID=953792694622220509

Um comentário:

  1. Osvaldina,

    Muito bom o texto da Jamine.

    Esse endereço que disponibilizaste como fonte não abre, não seria esse abaixo?
    http://gilmar-sou-de-jesus.blogspot.com/2010/08/tecnologias-assistivas-na-escola.html

    Abraços,

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